Dúvida
Como faço para bloquear o uso de periféricos do tipo USB, usando o N-sight RMM?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
O N-sight RMM possui atualmente 2 scripts nativos que podem ser usados através de uma Tarefa Automatizada: Habilitar USB e Desabilitar USB.
Caso a intenção seja habilitar as portas USB apenas em horários específicos, é preciso criar 2 tarefas automatizadas, usando estes scripts: Uma tarefa para habilitar o uso do USB, informando o horário que será ativada, e outra tarefa para desabilitar o USB, informando também o horário que será ativada.
Para adicioná-las as tarefas:
1 - Acesse a guia "Tarefas" em um device
2 - Clique em "Adicionar tarefa automatizada"
3 - Procure pela palavra USB, para encontrar os scripts.
4 - Defina a forma como esta tarefa vai ser executada (via agendamento ou manual) e salve.
IMPORTANTE: Estes 2 scripts bloqueiam todas as portas USB. Caso o dispositivo utilize mouse ou teclado USB, o uso deles poderá ser bloqueado como "efeito colateral".
Se o objetivo é bloquear apenas dispositivos de armazenamento USB (pendrive, HD externo, etc) e manter a porta USB funcionando para periféricos como mouse e teclado você deve utilizar o script anexado a este artigo ao criar a tarefa automatizada.
Para adicionar esse novo script no painel, faça o seguinte:
1 - No RMM, acesse o menu Configurações -> Gerenciador de scripts -> Novo
2 - Preencha as informações necessárias sobre o script, como nome, tipo e Sistema Operacional, e faça o upload do script.
3 - Clique em OK para salvar as alterações
Ao adicionar uma tarefa automatizada em um dispositivo, procure pelo script recém adicionado (utilizando o nome que você colocou no script, e depois aplique o tipo de agendamento (manual ou automático).
Dica
É possível aplicar esta tarefa em mais de um device:
1 - Clique em um cliente com o botão direito do mouse e selecione a opção Tarefas -> Adicionar ( Também pode-se fazer pelo menu Editar -> Tarefas -> Adicionar)
2 - Selecione o script que será utilizado,
3 - Selecione o tipo de dispositivo,
4 - Informe o nome e o tipo de agendamento,
5 - Confirme quais dispositivos utilização esta Tarefa e clique em Adicionar Tarefa.
Caso tenha alguma dúvida sobre este procedimento ou se depare com algum erro ao tentar aplicá-lo entre em contato com o nosso suporte através do portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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