Dúvida
Como faço para desinstalar manualmente o EDRi, no painel do N-sight RMM?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
A forma ideal para desinstalar o EDRi do painel do N-sight RMM é desativando manualmente o recurso pelo próprio painel. Fazendo desta forma o painel se encarregará de remover automaticamente todos os recursos e arquivos referente ao EDRi, e alguns instantes depois você verá no painel que o recurso foi desativado, podendo reinstalar novamente, se for o caso.
Entretanto, se o painel encontrar algum bloqueio ou algum arquivo corrompido durante a desinstalação, ou qualquer outro motivo que possa atrapalhar a rotina de desinstalação, o recurso poderá ficar travado com o status de pendente no painel, não sendo possível efetuar a desinstalação por completo.
Somente para estes casos indicamos a remoção manual do recurso, onde o procedimento que é feito de forma automática pelo painel deverá ser feito de forma manual pelo MSP.
Se este é o teu caso, siga com o procedimento abaixo para remoção completa do EDRi:
1. Desative o recurso do EDR no dispositivo:
- Clique com o botão direito do mouse sob o dispositivo e selecione a opção Editar Estação de Trabalho
- Na aba EDR, marque o campo Configuração como "Desligado"
- Clique no botão OK para salvar as alterações
- Aguarde alguns minutos até que o agente desative o EDR, e na aba Resumo mostre que o recurso não está instalado.
2. Faça o download do Sentinel Cleaner, que está anexado a este artigo, e salve-o no caminho C:\Temp (caso a pasta não exista, crie a pasta).
3. Reinicie o dispositivo em Modo de Segurança (isto é obrigatório).
4. Extraia a ferramenta Sentinel Cleaner no qual foi feito o download no passo 2. Note que há mais de uma versão de executável do Sentinel Cleaner, portanto mantenha salva no dispositivo somente a versão referente a arquitetura do seu sistema operacional (32 ou 64 bits)
5. Abra o CMD como administrador e digite os comandos abaixo:
- cd C:\Temp
- SentinelCleaner_xx.exe -d 0 (onde em XX você deve informar 64 ou 32, de acordo com a arquitetura da SO do dispositivo);
6. Após isto, volte para o Windows, abra o Painel de Controle, vá até a opção Adicionar ou Remover Programas. Procure pelo programa "Ecosystem Agent" e desinstale-o.
7. Após desinstalar o Ecosystem Agent, abra o Windows Explorer, procure por esses caminhos de pastas e arquivos a seguir e delete-os (caso estejam presentes):
- C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\ecosysteminstall.log
- C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\feature20.log
- C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\downloads\EcosystemInstall.exe
- C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\featureres\feature_20.dll (delete apenas o arquivo DLL)
- C:\Program Files\Solarwinds MSP\Ecosystem Agent
- C:\ProgramData\Solarwinds MSP\Ecosystem Agent (Obs.: A pasta ProgramData é uma pasta oculta)
- C:\ProgramData\MSPEcosystem (Obs.: A pasta ProgramData é uma pasta oculta)
8. Abra o arquivo settings.ini em C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent como Administrador, e delete toda a chave [ECOSYSTEM] conforme o exemplo abaixo:
9. Salve o arquivo settings.ini e reinicie o dispositivo em modo normal.
10. Após ligar o dispositivo, ative novamente o EDR:
- Clique com o botão direito do mouse sob o dispositivo e selecione a opção Editar Estação de Trabalho
- Na aba EDR, marque o campo Configuração como "Ligado" ou "Usar configurações da política (ligado)"
- Clique no botão OK para salvar as alterações.
11. Aguarde o EDR ser instalado.
Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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