Dúvida
Como faço para desinstalar manualmente o EDR?
Última modificação
- 26/08/2025
Solução
Caso o EDR esteja integrado ao N-sight RMM a recomendação é que faça a remoção diretamente pelo painel. Desta forma, os recursos e arquivos do EDR devem ser removidos automaticamente e, alguns minutos depois, o painel mostrará o recurso como "Não instalado".
Entretanto, se o painel encontrar algum bloqueio, algum arquivo corrompido durante a desinstalação ou qualquer outro motivo que possa atrapalhar a rotina, o recurso poderá ficar travado com o status de "Pendente", não sendo possível efetuar a desinstalação por completo.
Nestes casos específicos indicamos a remoção manual do recurso que pode ser feito seguindo os passos abaixo. Observação: Se você não tiver o EDR integrado ao N-sight RMM ou o dispositivo não aparece mais no RMM, pule somente o primeiro passo e faça os demais:
- Desative o recurso do EDR no dispositivo:
- Acesse o painel do N-sight e dê um duplo clique sobre o dispositivo
- Na aba EDR, marque o campo Configuração como "Desligado"
- Clique no botão "OK" para salvar as alterações
- Aguarde alguns minutos até que o agente desative o EDR, e na aba Resumo mostre que o recurso não está instalado.
- Faça o download do Sentinel Cleaner, que está anexado a este artigo, e salve-o no caminho C:\Temp (caso a pasta não exista, crie a pasta).
- Reinicie o dispositivo em Modo de Segurança (isto é obrigatório).
Dica: Se estiver usando o Take Control para o acesso remoto, é possível reiniciar em modo de segurança por ele sem perder a conexão... Veja como fazer isto aqui: Take Control - Reiniciar Windows em modo de Segurança (Qualquer versão do TC) – ADDEE
- Extraia a ferramenta Sentinel Cleaner (baixada no passo 2). Note que há mais de uma versão de executável do Sentinel Cleaner, portanto mantenha salva no dispositivo somente a versão referente a arquitetura do seu sistema operacional (32 ou 64 bits)
- Abra o CMD como administrador e digite os comandos abaixo:
- cd C:\Temp
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SentinelCleaner_xx.exe -d 0 (em XX informe 64 ou 32, de acordo com a arquitetura do Windows instalada no dispositivo)
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Após isto, volte para o Windows, abra o Painel de Controle, vá até a opção Adicionar ou Remover Programas. Procure pelo programa "Ecosystem Agent" e, caso exista, desinstale-o.
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Após desinstalar o Ecosystem Agent, abra o Windows Explorer, procure por esses caminhos de pastas e arquivos a seguir e delete-os (caso estejam presentes):
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C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\ecosysteminstall.log
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C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\feature20.log
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C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\downloads\EcosystemInstall.exe
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C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent\featureres\feature_20.dll (delete apenas o arquivo DLL)
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C:\Program Files\Solarwinds MSP\Ecosystem Agent
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C:\ProgramData\Solarwinds MSP\Ecosystem Agent (Obs.: A pasta ProgramData é uma pasta oculta)
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C:\ProgramData\MSPEcosystem (Obs.: A pasta ProgramData é uma pasta oculta)
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Abra o arquivo settings.ini em C:\Program Files (x86)\Advanced Monitoring Agent como Administrador, e delete toda a chave [ECOSYSTEM] conforme o exemplo abaixo:
9. Salve o arquivo settings.ini e reinicie o dispositivo em modo normal.
10. Após ligar o dispositivo, ative novamente o EDR:
- Clique com o botão direito do mouse sob o dispositivo e selecione a opção Editar Estação de Trabalho
- Na aba EDR, marque o campo Configuração como "Ligado" ou "Usar configurações da política (ligado)"
- Clique no botão OK para salvar as alterações.
11. Aguarde o EDR ser instalado.
Se tiver alguma dúvida ou dificudlade com este procedimento entre em contato conosco através da Central de Suporte ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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