Dúvida
É possível realizar o monitoramento de dispositivos de rede através do N-sight RMM?
Última Atualização
- 16/05/2024
Solução
Utilizando o N-sight RMM é sim possível fazer o monitoramento destes dispositivos de rede de duas formas: Ou através de verificações a partir de um dispositivo já monitorado ou através do Network Discovery, um recurso específico para o monitoramento de redes.
- Adicionando uma verificação a um dispositivo já monitorado
Utilizando um dispositivo que contenha o agente do N-sight RMM instalado é possível monitorar, através de verificações, outros dispositivos desde que estejam na mesma rede.
Para isto, você pode adicionar uma verificação de ping que poderá realizar, na frequência determinada no dispositivo, solicitações de ICMP ao dispositivo final. Esta verificação é muito utilizada para validar se um equipamento está online ou não.
Para adicionar, selecione no painel o dispositivo que irá fazer o monitoramento, acesse a guia "Verificações" e, então, clique no botão Adicionar Verificação > Adicionar Verificação 24x7 > Verificação de PING. Feito isto basta definir um nome para o dispositivo (que serve para a identificação na verificação) e o hostname ou IP do dispositivo final, ao qual a solicitação será feita:
Você também pode definir quantas vezes a verificação irá falhar antes de gerar o alerta, ou seja, se definir como 3 por exemplo, somente após 3 ciclos de ping sem resposta a verificação irá falhar.
Também é possível fazer o monitoramento através de uma verificação SNMP que também será adicionada a um dispositivo com o agente instalado e irá fazer a requisição a um dispositivo de rede.
IMPORTANTE: É necessário que o dispositivo que será monitorado seja compatível a consultas SNMP e as informações que serão coletadas variam de acordo com o que o dispositivo oferece através das OIDs.
Para adicionar a verificação, basta ir até a aba "Verificações" e clicar sobre o botão "Adicionar Verificação". Selecione então "Adicionar Verificação 24x7" > Verificação SNMP. Aqui você pode optar por utilizar as verificações pré-definidas, que são verificações criadas para alguns modelos específicos de dispositivos (hardware) ou optar por "Configurações Manuais" e preencher as informações específicas do seu dispositivo:
- Selecionando um dispositivo da rede para monitoramento através do Network Discovery
Esta opção permite que, através de um dispositivo com o agente instalado, você realize o monitoramento de uma rede e também monitore, de forma individual, os dispositivos conectados a ela.
A seguir você pode ver no manual completo do recurso como habilitá-lo e como adicionar uma rede e dispositivos ao monitoramento: Network Discovery (n-able.com).
Com o dispositivo já adicionado ao monitoramento, através da aba "Dispositivos de rede", identifique o equipamento que deseja adicionar as verificações, selecione-o e clique em "Adicionar Verificação".
- Verificação de Ping: Tal como na outra opção citada acima, aqui também é possível criar uma verificação de ping que irá apontar para o dispositivo selecionado. Veja que aqui não é necessário informar o destino, uma vez que o dispositivo que selecionamos já é o alvo da verificação.
É possível monitorar através desta verificação a perda de pacote e o tempo médio da solicitação (ida e volta) e você pode definir estes limites nos campos abaixo:
- Verificação SNMP
Caso o dispositivo tenha o protocolo SNMP ativo, é possível realizar consultas de diversas informações de acordo com o que o dispositivo é capaz de comunicar através das OIDs. Importante reforçar que estas informações devem ser obtidas nos manuais do fabricante do equipamento que será monitorado.
Ao adicionar uma verificação SNMP você pode selecionar a opção "Usar uma verificação SNMP existente", que irá apresentar algumas verificações e métricas já cadastradas na base da ferramenta, ou fazer desde o zero utilizando a opção "Criar uma nova Verificação SNMP".
Selecionando a segunda opção, será necessário cadastrar um nome para verificação, um nome de fornecedor e um tipo de produto.
Uma vez preechidos estes campos, clique em "Avançar" e, na tela seguinte, adicione uma consulta SNMP preenchendo tal como o exemplo abaixo, substituindo pelas informações do seu dispositivo:
Depois será necessário adicionar uma métrica, que é o parâmetro que a verificação irá utilizar para entender se o valor obtido pela consulta da OID está dentro do esperado ou não.
Para o exemplo definimos que as métricas utilizarão os dados coletados pela consulta que criamos anteriormente e que, caso o valor retornado esteja entre 0 e 8GBs, a verificação não irá gerar alerta. Porém se estiver entre 9GB e 16GB, a mesma falhará gerando o alerta. Veja abaixo:
Por fim, clicando em salvar, seremos direcionados a tela de "Alertas", onde é possível escolher se o alerta será para e-mail e SMS para Interrupções (quando a verificação falha) e/ou Recuperações (quando a verificação volta ao estado normal).
Materiais Relacionados:
- N-sight RMM – Como configurar verificações SNMP
- N-sight RMM - Monitorando dispositivos de rede (como fazer e quais formas)
- N-sight RMM - Gerenciando redes: Identificando dispositivos e iniciando o monitoramento
Se tiver alguma dificuldade ou dúvida nos procedimentos, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.