Dúvida
Como faço para configurar uma verificação SNMP no N-sight RMM?
Última modificação
-
06/03/2025
Solução
Através do N-sight RMM é possível realizar o monitoramento via SNMP de dois métodos: Por uma verificação criada numa estação ou servidor ou apontando para um dispositivo monitorado na rede.
Primeiramente, para alinharmos as expectativas, é importante entender que apesar de disponibilizarmos a opção de Verificação SNMP, o funcionamento depende do fabricante fornecer ou não compatibilidade e os OIDs para determinado equipamento e o dado a ser coletado.
Para inserir verificações SNMP através de um servidor ou estação de trabalho:
Primeiramente precisamos confirmar se o protocolo SNMP está ativo no dispositivo. Para isto:
-
Vá ao menu "Iniciar" e busque por "Ativar ou Desativar Recursos do Windows (ou acesse pelo atalho "optionalfeatures")
-
Busque por "Protocolo SNMP" ou "Simple Network Management Protocol" e habilite, tal como indicado aqui:
Feito isto, reinicie o dispositivo e, para adicionar as verificações, siga os passos:
1 - No painel sul do N-sight RMM vá em “Adicionar verificação” e escolha entre 24×7 ou DSC com base nas suas necessidades e “Verificação SNMP”
2 - No campo “Provedor” escolha a marca do equipamento a ser monitorado. Caso o equipamento não esteja na lista, escolha a opção "(todos)"
3 - Em “Verificação” escolha qual informação você deseja monitorar. Caso não tenha selecionado nenhum equipamento em "Provedor", escolha a opção "Configurações Manuais".
4 - Se definiu o provedor e a verificação, as informações referente a "Produto", "OID", "Operador" e "Valor de Teste" serão adicionadas automaticamente. Se deixou a definição como manual é preciso informar estes campos, com base nas informações fornecidas pelo manual do fabricante do produto.
5 - Em “Operador” e o “Valor de Teste” você pode inserir o valor desejado, caso não queira manter os valores padrões definidos.
6 - Em "Configurações do Protocolo SNMP" preencha as informações da localização do teu produto na rede ("Nome do host/Endereço IP", "Porta", "Comunidade" e "Versão do Protocolo").
OBS: O campo de "Nome do host/Endereço IP" só estará habilitado para Servidores, para estações de trabalho será mantido o padrão "localhost"
Exemplo de configuração para monitorar temperatura de um processador Intel:
Para inserir verificações SNMP através de um dispositivo de rede monitorado:
Utilizando este método é possível adicionar um dispositivo da sua rede para o monitoramento e, assim, garantir que mesmo sem o agente instalado seja possível monitorar o equipamento. Já tendo o dispositivo monitorado, faça o seguinte:
1 - No painel RMM vá até a aba Dispositivo de Rede, selecione o dispositivo e clique em “Adicionar verificação” e escolha “Verificação SNMP”
2 - Informe o "Nome da verificação SNMP", escolha o "Fornecedor do Dispositivo" (se não houver na lista, escolha a opção "Desconhecido") e escolha o "Tipo de Produto". Clique em Avançar.
3 - Clique em "Adicionar Consulta", informe o "Nome do OID" e o "valor do OID" (estas informações estão localizadas no manual do fabricante do produto). Escolha a forma de "Índice SNMP" desejada, conforme as opções em tela, e clique em Salvar.
4 - Clique em "Adicionar Métrica", informe o "Nome da Métrica", o "Nome da Variável" e defina os "Limites". Clique em Salvar.
5 - Depois que criar as consultas e métricas, clique em Avançar.
6 - Crie os alertas da verificação conforme a necessidade e clique em Avançar.
7 - Após confirmar o resumo, clique em Salvar e Aplicar.
Se tiver alguma dúvida ou dificuldade com este procedimento entre em contato conosco através da Central de Suporte ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.