Dúvida
É possível monitorar o link de internet pelo N-sight RMM?
Última modificação
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29/04/2025
Solução
No N-sight RMM existem algumas formas de monitorar o link de internet mas, uma vez que a ferramenta não foi desenhada exclusivamente para este fim, é possível que as informações obtidas não sejam ricas ou completas em detalhes, principalmente se comparada com uma ferramenta exclusiva para monitoramento de links.
Veja abaixo quais são as 3 formas de realizar este monitoramento:
1- Verificação de Ping: É possível criar uma verificação de ping apontando para um IP específico, diretamente em um servidor ou estação de trabalho, ou em um dispositivo de rede. Quando esta comunicação não ocorrer ou falhar, ela ficará com o status de falha no painel, gerando um alerta.
OBS: O alerta da verificação de ping ocorrerá somente se a verificação estiver configurada para gerar os alertas quando os limites forem atingidos.
Veja como configurar a verificação de ping em dispositivos aqui: Ping check (n-able.com)
Neste outro link veja como configurar a verificação para dispositivos de rede: Network Devices - Ping Check (n-able.com)
2- Verificação de Monitoramento de Largura de Banda: Esta verificação, que é mais voltada para um dispositivo (Servidor ou Estação de trabalho), também pode coletar algumas informações referente a largura de banda da rede, gerando alertas quando os limites forem atingidos.
Há também um relatório próprio desta verificação (Relatório "Histórico de monitoração de desempenho e largura de banda") que pode ajudar em futuras análises:
Veja no link a seguir detalhes sobre esta verificação: Bandwidth and Server Performance Monitoring History Report (n-able.com)
Além disto também temos um manual de boas práticas sobre as verificações de desempenho.
Lá você poderá encontrar mais detalhes: N-able N-sight RMM - Monitoramento de Desempenho
3- Verificação Cruzada: Esta verificação é aplicada direto no Site. A função dela é realizar pings em até 2 firewalls, gateways, roteadores ou outros dispositivos de rede. Este PING parte dos servidores da N-able e ele só ocorre quando um servidor do site apresenta uma falha de comunicação com o painel. Se o PING falhar, será gerado (caso esteja configurado) um alerta visual no painel (um símbolo de raio aparecerá no ícone do cliente).
A ideia principal aqui é descobrir, caso haja uma falha, se o problema está no Servidor que não chega até o equipamento de rede ou se de fato o equipamento (Firewall, gateway, etc) está fora.
Acesse no link a seguir a documentação desta verificação: Set up the Data Overdue Cross Check (n-able.com)
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o monitoramento entre em contato conosco através da Central de Suporte ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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