Descrição
No N-sight RMM, a verificação de Antivírus Gerenciado (Bitdefender) está mostrando o seguinte erro:
"Verificação Profunda não é executada a mais de X dia/s"
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Esta falha na verificação profunda pode ocorrer por vários motivos, nos quais é preciso investigar um a um até que se encontre o causador. Dentre elas, as principais são:
- A máquina foi desligada ou perdeu a comunicação com o painel enquanto a verificação estava em atividade.
- O painel está encontrando algum bloqueio de acesso aos dados, causando "timeout".
- Pode haver algum arquivo compactado com senha, ou algum acesso a disco externo que o painel não tenha permissão de acesso ou exija senha.
- Etc.
Desta forma, o melhor teste a se fazer para investigar a causa deste problema é editar a política de proteção que está atrelada a este dispositivo e desmarcar as opções que estão listadas abaixo, uma a uma, e rodar a verificação profunda novamente entre cada alteração. Fazendo isto você conseguirá identificar se o problema está em algum drive externo que não há permissão de acesso, ou algum arquivo com senha que o sistema não tenha permissão de acesso também também.
ATENÇÃO: Antes de prosseguir com os passos abaixo, certifique-se através deste link, de que o dispositivo afetado atende os requisitos mínimos de instalação e funcionamento do recurso. Caso não sejam atendidos não será possível garantir o funcionamento do recurso, nem mesmo suporte para algum outro eventual problema/situação.
OBS: Como a política de proteção é utilizada para mais de um dispositivo, aconselhamos que seja criada uma nova política idêntica a esta que será alterada, e depois vinculada somente ao dispositivo que apresenta a falha. Assim as alterações ocorrerão somente ao dispositivo específico, sem influenciar nos demais.
- Verificação Comportamental: a verificação comportamental utiliza bastante processamento da máquina e pode estar conflitando com a verificação profunda na utilização de processamento. Depois de um tempo ocorre o Time Out e a verificação se encerra sem analisar os dados. Veja se desmarcando esta opção resolve o problema (edite a política de proteção deste device / Verificação Comportamental / Desabilitar). Se a verificação concluir, você pode optar por deixar desmarcada esta opção, ou tentar alterar o horário de agendamento da verificação profunda para um horário que o dispositivo utilize menos processamento.
- Todas as unidades fixas e removíveis: O device pode conter alguma unidade removível (pendrive, Hd externo, etc) onde o antivírus não tenha permissão de acesso. Entretanto ao invés de acusar algum erro na tela dizendo que não possui acesso ele trava e fica aguardando a liberação. Depois de um tempo ocorre o Time Out e a verificação se encerra sem analisar os dados. Veja se alterando a opção para "Todas as Unidades Fixas" resolve. Se resolver, faça as liberações necessárias nas unidades removíveis e volte a configuração original.
- Verificando Arquivos: Um exemplo que pode causar erro da verificação profunda sobre os arquivos é o dispositivo ter algum arquivo salvo com senha, onde o sistema não possua permissão para acessá-lo. Então ao fazer a verificação sobre este arquivo o antivírus ficará esperando a permissão de acesso, causando Time Out. Desmarque esta opção, rode a verificação e veja se resolve. Se resolver você pode verificar entre os arquivos do dispositivo qual deles possui senha e descompactar ou remover a senha.
- Verificando Arquivos de e-mails: Alguns devices possuem arquivos PST ou caixas de correio com muitos e-mails e anexos. Com esta opção marcada o antivírus verifica e-mail por e-mail, no qual pode ocasionar muita demora na análise. Se o antivírus não tiver acesso a algum e-mail ou anexo (compactado com senha), o mesmo trava e permanece até ocorrer o time out. Veja se desmarcando esta opção resolve o problema. Se resolver você pode fazer uma busca no arquivo PST atrás do anexo compactado e removê-lo do e-mail, ou retirar a senha do arquivo (ou excluir o e-mail). Para isto verifique quando foi a última vez que a verificação profunda funcionou e quando foi a primeira vez que ela falhou (no painel RMM, aba Antivírus / Verificação), tendo assim um intervalo de tempo. Localize todos os e-mails dentro deste intervalo, filtrando somente os e-mails com anexo e depois analise os arquivos em anexo.
Dica
Procure executar a verificação profunda em um período onde o dispositivo não está sendo utilizado, ou está com o processamento baixo. Desta forma não haverá nenhum processo ou recurso externo que possa interferir na verificação profunda, podendo ser concluída sem nenhuma alteração na política.
Pela nossa experiência, os pontos que mais influenciam nesta falha de verificação são "Todas as unidades fixas e removíveis" e "Arquivos de e-mail". Portanto você pode optar por iniciar por estes 2 pontos para ver se já identifica a causa do problema. Lembrando que é preciso rodar a verificação profunda a cada alteração, para assim poder identificar a causa.
Se após realizar todo este procedimento a verificação continuar falhando, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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