Dúvida
É possível ativar, monitorar e coletar a criptografia de disco (Bitlocker) no N-sight RMM sem utilizar o recurso do DEM do AV? (apenas para dispositivos Windows)
Descrição
O MAV traz consigo o recurso da criptografia de disco (Bitlocker), protegendo os dados de seus clientes devido a roubo ou perda acidental, tornando as informações nos discos rígidos ilegíveis para usuários não autorizados.
Sabemos que em alguns cenários outras ferramentas de proteção são utilizadas e não trazem consigo esse recurso vinculado, para suprir essa necessidade e até mesmo automatizar esse monitoramento, criamos esse artigo como uma alternativa para mostrar como ativar o Bitlocker, monitorar e gerar relatórios das chaves via N-sight RMM.
Última modificação
- 13/09/2024
Solução
• Habilite o BitLocker no N-sight RMM
Você pode ativar o Bitlocker via Powershell utilizando a linha de código abaixo:
[-MountPoint] <String[]>
[-EncryptionMethod <BitLockerVolumeEncryptionMethodOnEnable>]
[-HardwareEncryption]
[-SkipHardwareTest]
[-UsedSpaceOnly]
[-PasswordProtector]
[[-Password] <SecureString>]
[-WhatIf]
[-Confirm]
[<CommonParameters>]
Faça um acesso remoto no device desejado via segundo plano remoto e acesse a opção de linha de comando Powershell e cole o comando acima. Ou se preferir pode fazer isso manualmente no device conforme mostra o passo a passo no site da Microsoft.
• Monitorando BitLocker no N-sight RMM
Para ter certeza de que a criptografia está habilitada nos dispositivos, você pode adicionar no device uma verificação de script de monitoramento que pode ser baixada através do link abaixo:
• Exportando chaves do Bitlocker no N-sight RMM
Em alguns casos é preciso exportar as chaves do Bitlocker. Se você executá-los como uma tarefa no RMM, você pode usar o ‘Relatório de tarefas automatizadas’ para exportá-lo como um arquivo CSV. Temos um script pronto que pode ser acessado no link abaixo. A página de script recomenda executá-lo como uma "verificação de script", mas pode usá-lo como tarefa automatizada caso seja melhor para sua necessidade.
Dicas
Nas duas últimas opções você pode importar os scripts para o painel conforme mostra nesse link do manual do RMM. Atente-se em configura-lo corretamente entre tarefa automatizada e Verificação de script.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.