Dúvida
Como faço para monitorar o software CloudBerry Backup pelo N-sight RMM?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Você pode configurar uma verificação nativa que faz o monitoramento do CloudBerry Backup.
Para adicionar essa verificação, faça o seguinte:
- No painel norte, selecione o device desejado;
- No painel sul, clique na aba "Verificações";
- Clique em "Adicionar verificação";
- Selecione "Adicionar verificação de DSC";
- Clique em "Verificação de backup";
- No campo "Produtos de backups suportados, selecione a opção "CloudBerry Managed Backup";
- Clique em "OK" para que seja adicionada essa verificação em seu painel;
Então, basta aguardar até que a sincronização e primeira execução sejam realizadas para conferir os resultados dessa verificação.
Caso a verificação nativa não contemple a versão do CloudBerry que esteja utilizando em seu dispositivo, uma outra opção seria de realizar seu monitoramento através da verificação de log e serviço.
Configurar o monitoramento do CloudBerry através da verificação de log e serviço.
O software CloudBerry Backup grava seus logs em ramificações as quais geralmente não são alcançadas pelo agente RMM. Contudo, é possível identificar um log de falha genérico com a origem “CloudBerry Backup” e ID 0.
Sendo assim, vamos adicionar uma Verificação de log de eventos que busque por tal ocorrência.
Sempre que a verificação falhar, significa que um evento indicando uma falha no backup foi detectado.
Além disso, precisamos configurar uma Verificação de serviço do Windows como forma de monitoramento adicional ao CloudBerry Backup. Pois, uma falha no serviço pode eventualmente evitar que os logs sejam gerados e gravados.
Para realizar essa configuração, faça o seguinte:
- No painel norte, selecione o dispositivo desejado.
- No painel sul, clique na aba "Verificações";
- Clique em "Adicionar verificação";
- Selecione "Adicionar verificação 24x7";
- Clique em "Verificação de serviço do Windows";
- Na lista apresentada em "Serviços", selecione o serviço “CloudBerry Backup Service";
- Deixe as demais configurações padrão e clique em OK. para salvar as alterações.
E para realizar a configuração da verificação de log de eventos, faça o seguinte:
- No painel norte, selecione o dispositivo desejado.
- No painel sul, clique em “Adicionar verificação” -> Adicionar verificação de DSC -> Verificação de log de eventos.
- Configure conforme a imagem abaixo:
- No campo “Origem do evento” usamos o caractere coringa “*” para cobrir as diferentes versões/origens do CloudBerry Backup, são elas:
- CloudBerry Backup Server Edition
- CloudBerry Backup Desktop Edition
- CloudBerry Backup Service Remote Management
- Os campos “Log de eventos para consulta”, “ID do evento”, “Tipos de evento” e “Origem do evento” são cruciais para que a verificação funcione corretamente, já as demais configurações podem ser alteradas conforme suas necessidades.
Se após realizar todo este procedimento, se ainda estiver com alguma dúvida ou problema, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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