Dúvida
Como funciona o recurso Concentrador de Site, do N-sight RMM?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
O Concentrador de Site é usado para reduzir o tráfego da rede externa, baixando e armazenando em cache (local centralizado) os arquivos de atualizações relacionados ao Gerenciamento de Patch e do Antivírus Gerenciado (MAV), e também os arquivos de instalação dos seguintes recursos:
- Backup & Recovery
- Antivírus gerenciado
- Gerenciamento de patches
- Segundo plano remoto (Remote Background)
- Take Control
- Bandeja do sistema
- Web Protection
Ao configurar um Servidor para ser o "Concentrador de Site" do site desejado, os demais dispositivos (Estações de Trabalho e Servidores) buscam os arquivos citados acima no cache desse Servidor designado, fazendo com que cada arquivo seja baixado apenas uma vez.
Ele funciona da seguinte forma: O MSP vai selecionar um Servidor como sendo o Concentrador de Site (Uma estação de trabalho pode ser usada, caso o agente RMM estiver instalado no modo Servidor). Fazendo isso, esse Servidor vai concentrar em cache todos os arquivos mencionados acima em uma pasta (essa pasta pode ser configurada pelo próprio MSP) e todos os outros dispositivos (Servidores e Estações de trabalho) desse site buscarão os arquivos necessários nesse Servidor (Concentrador de Site) ao invés de cada dispositivo realizar seu próprio download individualmente.
Se houver um firewall no Servidor designado como concentrador de site ou na rede, é necessário criar uma regra que permita o acesso através da porta 8123 (Essa é a porta padrão do Concentrador, mas pode ser alterada), e também que todos os dispositivos do site tenham acesso ao servidor através dessa porta.
Recomendamos que esse recurso seja aplicado a qualquer infraestrutura com mais de 10 dispositivos, sendo necessário que exista ao menos 1 Servidor nesse site. Isso contribuirá, de forma significativa, na performance e na otimização de banda de internet.
Caso um dispositivo, como um notebook por exemplo, não esteja fisicamente no mesmo local do servidor, esse dispositivo continuará recebendo as atualizações normalmente, porém de forma individual, comunicando diretamente com a nuvem (RMM).
Por padrão, o Concentrador de Site armazena em cache os arquivos por vinte e oito (28) dias.
Manual do Concentrador de Site para referência:
https://documentation.n-able.com/remote-management/userguide/Content/main_site_concentrator.htm
OBS: O concentrador atua como um proxy de cache, ele armazena em cache as atualizações de patch de resposta HTTP e honra qualquer controle de cache para demais downloads de patch. Observe que as respostas SSL (HTTPS) nunca são armazenadas em cache!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.