Descrição
Artigo explicativo sobre as informações contidas no Relatório Executivo Resumido.
Última modificação
- 26/09/2023
O Relatório Executivo Resumido tem como objetivo trazer informações sobre a infraestrutura do cliente, onde será possível analisar, de forma resumida, o trabalho realizado durante o mês. Identificando assim o que melhorou, o que ainda precisa ser melhorado ou o quê precisa de atenção.
Além disto, recomendamos que este relatório seja utilizado como uma forma de demonstrar ao cliente final todo o trabalho desempenhado e executado pelo prestador de serviços, agregando valor a sua prestação.
Para o cliente que possui TI interna a leitura a ser realizada é da mesma maneira, mas os dados serão referentes a sua própria infraestrutura.
Neste artigo explicaremos como se deve ler este relatório, a fim de extrair o máximo de informações sobre o ambiente.
Obs.: Para os prestadores de serviços, sugerimos que ao invés de somente enviar o relatório mensalmente, que também seja feita a explicação sobre todas as informações para o cliente, semelhante ao exemplo abaixo, para que não haja dúvidas sobre os dados.
Obs(2).: Somente os dispositivos monitorados quando o Relatório é gerado são incluídos no Relatório de Executivo Resumido. Caso não existam dispositivos monitorados para um Cliente, o Relatório não é gerado para esse Cliente.
Cabeçalho
Este relatório é mensal, e único para cada cliente. Portanto esta informação sempre será demonstrada no cabeçalho do relatório para identificação.
O relatório também permite inserir a sua logomarca, uma vez que você possua o Branding aplicado ao seu painel, para valorizar ainda mais o trabalho desempenhado.
Pontuação de Integridade
A Pontuação de Integridade traz uma média (em porcentagem) sobre os recursos monitorados ativos no ambiente (Breakdown). Se um recurso não está habilitado, a pontuação da integridade não será afetada negativamente.
- Breakdown
Em Breakdown será mostrado a média dos valores de cobertura e proteção, referente aos recursos abaixo:
Monitoramento Proativo
- Porcentagem de dispositivos com verificações 24x7 e DSC. Ou seja, são dispositivos que possuem uma forma de monitoramento, seja com verificações 24x7 ou DSC.
No exemplo deste artigo vemos que a porcentagem no relatório foi de 100% para o monitoramento proativo. Isto significa que todos os dispositivos que estão sendo gerenciados neste cliente possuem verificações 24x7/DSC. (Verificações dos recursos, como Backup, Antivírus, etc. não são consideradas com monitoramento proativo).
Antivírus
- Média dos valores de Cobertura e Proteção, onde:
- Cobertura – Porcentagem de dispositivos com “Verificação de Atualização do Antivírus” (todos os mecanismos).
2. Proteção – Porcentagem de dispositivos com verificações aprovadas de “Verificações de Atualização do Antivírus” (todos os mecanismos) e “Verificações do Antivírus Gerenciado”.
Antivírus de terceiros, que são monitorados pelo N-sight RMM, também serão contabilizados neste parâmetro.
Web Protection (Filtro de rede)
- Média dos valores de Cobertura e Proteção, onde:
- Cobertura – Porcentagem de dispositivos com Web Protection ativo.
2. Proteção – Porcentagem de requisições maliciosas bloqueadas e permitidas.
Disponibilidade do Servidor
- Informará a porcentagem de tempo que todos os servidores estavam disponíveis. No nosso exemplo podemos ver o valor de 99.8%, que pode significar que no mês de Janeiro houve uma queda de energia ou perda de comunicação momentânea com a internet, e por isto o 100% não foi atingido.
Tickets de Service Desk Fechados
- Porcentagem de tickets levantados e resolvidos, onde um Service Desk esteja configurado no N-sight RMM (MSP Manager, Max Service Desk, Autotask, ConnectWise, etc.).
(Neste exemplo não aparece esta informação porque não havia nenhuma solução de Service Desk integrada à solução no mês de Janeiro).
Gerenciamento de Patches
- Média dos valores de Cobertura e Proteção, onde:
- Cobertura – Porcentagem de dispositivos com Gerenciamento de Patches ativo.
2. Proteção – Porcentagem de patches detectados que foram instalados.
Falhas em Tentativas de Logon
- Porcentagem do número de verificações “Falha na verificação de logon” aprovadas dividido pelo número total de verificações “Falha na verificação de logon”. Onde 0% indica que não houveram falhas.
Risk Intelligence
- Média dos valores de Cobertura e Proteção, onde:
- Cobertura – Porcentagem de dispositivos com Risk Intelligence ativo.
2. Proteção – Porcentagem de tarefas do Risk Intelligence automatizadas aprovadas.
(Neste exemplo não aparece esta informação porque não estava ativo o recurso de Risk Intelligence no mês de Janeiro).
Backup
- Porcentagem de verificações aprovadas do Backup.
Backups de terceiros, que são monitorados pelo N-sight RMM, também serão contabilizados neste parâmetro.
Dispositivos Gerenciados
Em “Dispositivos” será apresentado o número total de dispositivos gerenciados, separados por tipo (Servidores, Desktops, Notebooks e Disp. Móveis), independente do Sistema Operacional utilizado.
Em “Verificações Aprovadas” será apresentado o percentual das verificações aprovadas no decorrer do mês, agrupadas por categoria:
- Aplicação
- Verificação de atualização de antivírus (todos os mecanismos)
- Verificações de Backup (todos os mecanismos)
- Verificação de repositório do Exchange
- Verificação de Fila MTA
- Verificação MySQL
- Verificação WSUS
- Disco/Arquivo
- Verificação de espaço em disco
- Verificação de alterações no espaço em disco
- Verificação de tamanho de arquivo
- Verificação de estado do disco físico
- Evento
- Verificação log de sistema Apple
- Verificação de eventos críticos
- Verificação de log de eventos
- Rede
- Verificação de monitoramento de largura de banda
- Verificação de Ping
- Verificação SNMP
- Verificação de serviço TCP
- Verificação de página de Web
- Script
- Verificação de script
- Serviço
- Verificação de Daemon Linux
- Verificação de Daemon OS X
- Verificação de processo
- Verificação de serviço do Windows
- Sistema
- Falha na verificação de logon
- Verificação de atualização OS X
- Verificação de gerenciamento de pacote
- Verificação de memória física
- Verificação de monitoramento de desempenho do servidor
- Tarefa
- Tarefas automatizadas
E em “Alertas Resolvidos” temos a quantidade de verificações que foram levantadas, fechadas ou limpas durante o mês.
Efetividade da Proteção
Nesta parte do relatório é demonstrado informações detalhadas sobre os recursos ativados ao longo do mês:
- Antivírus
- Quantidade de dispositivos com antivírus
- Frequência de dispositivos atualizados
- Ameaças em quarentena/resolvidas – Informação disponível apenas para o MAV (antivírus gerenciado).
- Backup
- Quantidade de dispositivos com backup
- Dados de backup (GB) – volume de dados “backupeados” somente disponível para o MOB (Max Online Backup).
- Backups bem-sucedidos
- Service Desk – Disponível apenas para o Max Service Desk
- Tickets gerados por clientes que foram fechados
- Horas gastas com tickets
- Tickets de monitoramento fechados
- Gerenciamento de Patches
- Dispositivos com gerenciamento de patches
- Patches detectados – não inclui patches com status “ignorado”.
- Patches instalados
- OBS: o Relatório Executivo Resumido contém o número de patches detectados e instalados de um mês específico, tais informações podem ser diferentes das mostradas no N-sight RMM ou no relatório de visão geral do Gerenciamento de Patches uma vez que ambos mostram informações maiores do que um mês.
- Risk Intelligence
- Dispositivos com Risk Intelligence
- Valor total da responsabilidade
- Acesso Remoto
- Sessões do Take Control
- Sessões de Segundo plano remoto
- Web Protection
- Dispositivos com Web Protection
- Requisições filtradas e bloqueadas – Com base na opção “Filtro por categoria”.
- Requisições maliciosas bloqueadas
Cobertura
Nesta sessão é apresentado os indicadores visuais da porcentagem de Servidores ou Estações de trabalho onde tal recurso está ativo.
Nesta sessão é apresentado os indicadores visuais da porcentagem de Servidores ou Estações de trabalho onde tal recurso está ativo.
Sistemas Operacionais
Mostra a quantidade de sistemas operacionais utilizados no ambiente. Neste nosso exemplo tínhamos 3 SOs no mês de Janeiro: Windows 10, Windows 11 e Windows Server 2019.
5 Principais
Nesta última sessão do relatório são descritos os 5 principais dispositivos de cada uma das 3 categorias apontadas, na qual o MSP deve se atentar para corrigir e/ou remediar a situação.
- Dispositivos com falhas nas verificações
- Aqui mostrará os 5 dispositivos que mais apresentam falhas nas verificações de monitoramento.
- Dispositivos em Risco
- Classificação dos dispositivos que tiveram as falhas mais comuns nas verificações de Antivírus, Vulnerabilidade, Risk Intelligence e Web Protection ao longo do mês.
- Categoria de Websites permitidas
- Aqui mostrará as categorias de sites mais acessadas ao longo de todo o mês.
Para demais dúvidas entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.