Dúvida
Para que serve e como realizar um seed reverso?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Em um cenário em que a rede do cliente final é ou esteja com baixa performance e tenha a necessidade de fazer uma restauração nesse ambiente, é possível utilizar o recurso do seed reverso, que te possibilita baixar os dados do seu backup em nuvem para um HD externo, por meio de uma rede de alta performance, concluindo o processo, basta levar o HD externo com o conteúdo já baixado para sincronizar no cliente como LSV. Dessa forma o restauro feito no cliente poderá ser feito pelo HD externo (LSV) no lugar da nuvem.
Segue abaixo o passo a passo de como realizar o seed reverso:
1. No computador onde o seed reverso será iniciado, baixe o utilitário ServerTool (Ferramenta do Servidor): https://www.n-able.com/products/backup/downloads#additional-downloads
2. Conecte um HD externo via USB no dispositivo desejado.
3. No HD externo, crie uma pasta para onde os dados da restauração serão baixados (Por exemplo: D:\OfflineRestore).
4. Acesse Prompt de Comando (cmd) com permissão administrativa.
5. Navegue até a pasta de instalação do ServerTool.
Exemplo: cd C:\Users\Administrator\Downloads\mxb-st-windows-x64
6. Execute o seguinte comando: ServerTool.exe seed.download -account xxx -password yyy -path zzz
Onde "xxx" é o nome da conta de backup, "yyy" é a senha da conta de backup e "zzz" é o caminho da pasta que foi criada no passo 3.
Exemplo: ServerTool.exe seed.download -account SeedTest -password 123456 -path D:\OfflineRestore
Nota importante: Por motivos de segurança, os dados baixados para o HD externo estarão criptografados. Para tornar esses dados acessíveis, vai ser necessário adiciona-lo ao dispositivo de backup que foi usado para sua criação.
7. Após a conclusão do processo acima, remova o HD externo e o conecte no computador onde os dados serão restaurados.
8. Acesse a opção “Preferências” da interface do Backup:
a) Acesse o painel do Backup Manager.
b) Clique no nome do dispositivo desejado.
c) Na janela “Devices Properties”, clique no botão "Launch Backup Client".
d) Clique na aba “Preferências”.
9. No menu lateral, selecione "LocalSpeedVault".
10. Habilite o recurso "LocalSpeedVault" e insira no campo "Vault Location" o caminho da pasta onde os dados da restauração foram baixados (Por exemplo: D:\OfflineRestore).
11. Aguarde até que o status de sincronização do armazenamento local mudar para "Sincronizado".
12. Então, abra a aba "Restaurar" e execute o processo de restauração.
OBS: Existe também o recurso de Seed Load, veja esse artigo para conhecê-lo: https://suporte.addee.com.br/hc/pt-br/articles/4402075145751-N-able-Backup-Como-realizar-um-Seed-Load
Se após realizar todo este procedimento, se ainda estiver com alguma dúvida ou problema, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.