Dúvida
Como faço para realizar um Seed Load?
Última modificação
- 29/04/2022
Solução
Em um cenário em que é necessário fazer o primeiro backup em um cliente que possui uma rede de baixa performance de upload, é possível utilizar o recurso do seed load que te possibilita fazer o upload dos seus dados locais para um HD Externo no lugar de enviar direto para a nuvem, com isso é possível levar esse HD para um local com uma rede de alta performance para realizar o upload para a nuvem. Concluindo esse processo, o Backup irá reconhecer que o upload foi concluído e os próximos jobs de backup serão apenas os incrementais, utilizando assim menos banda da rede do cliente final.
IMPORTANTE: O Seed Load é um recurso disponível apenas para o primeiro backup (ou seja, o de maior volume)!
1. Conecte um HD externo via USB no dispositivo desejado.
2. Acesse a aba “Preferências” da interface do Backup:
- Backup StandAlone:
a) Acesse o painel do Backup Manager.
b) Clique no nome do dispositivo desejado.
c) Na janela “Devices Properties”, clique no botão "Launch Backup Client".
d) Clique na aba “Preferências”.
- Backup MOB:
a) No painel norte, clique com o botão direito no dispositivo desejado.
b) Selecione a opção "Backup & Recovery".
c) Clique em "Abrir o gerenciador de backup".
d) Clique na aba “Preferências”.
3. No menu lateral, selecione "Seeding".
4. Insira o caminho do HD externo onde o backup será realizado (Por exemplo: F:\Seed).
5. Clique em “Habilitar Seeding” e confirme se necessário.
6. Acesse a aba Backup.
7. Verifique os dados selecionados e altere conforme necessário
8. Clique em “Rodar Seeding”
- Este processo pode demorar dependendo do tamanho do backup a ser realizado
9. Após a conclusão deste processo clique em “Completar Seending” na barra de notificação
10. Depois de clicar em "Completar Seending", a mensagem vai ser alterada para "Carregue a pasta de seeding no armazenamento usando a Ferramenta de Servidor"
11. Conecte o HD externo no device o qual vai realizar o upload do backup e baixe o ServerTool (Ferramenta do Servidor) de acordo com a solução de backup utilizada Backup StandAlone e Backup MOB, respectivamente:
- Backup StandAlone: https://www.n-able.com/products/backup/downloads#additional-downloads
- Backup MOB: https://documentation.n-able.com/remote-management/userguide/Content/mob_self_service.htm
12. Acesse Prompt de Comando (cmd)
13. Navegue até a a pasta de instalação do ServerTool.
Exemplo: cd C:\Users\Administrator\Downloads\mxb-st-windows-x64
14. Execute o seguinte comando: ServerTool.exe seeds.upload -path -threadscount <número de threads>
Onde <número de threads> varia de 1-10 e representa o número de ações simultâneas
Exemplo: ServerTool.exe seeds.upload -path “F:\Seed\uk1234abc9876de” -threadscount 6
Depois que o upload for realizado e os dados processados no servidor, o Backup Manager irá sair do modo Seeding e os dados transferidos serão disponíveis para recuperação em breve.
OBS: Existe também o recurso de seed reverso, veja esse artigo para conhecê-lo: https://suporte.addee.com.br/hc/pt-br/articles/5775408562071-N-able-Backup-Como-realizar-um-seed-reverso
Se após realizar todo este procedimento, se ainda estiver com alguma dúvida ou problema, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.