Dúvida
Para que serve e como realizar um seed reverso?
Última modificação
- 25/04/2022
Solução
Em um cenário em que a rede do cliente final é ou esteja com baixa performance e tenha a necessidade de fazer uma restauração nesse ambiente, é possível utilizar o recurso do seed reverso, que te possibilita baixar os dados do seu backup em nuvem para um HD externo, por meio de uma rede de alta performance, concluindo o processo, basta levar o HD externo com o conteúdo já baixado para sincronizar no cliente como LSV. Dessa forma o restauro feito no cliente poderá ser feito pelo HD externo (LSV) no lugar da nuvem.
Segue abaixo o passo a passo de como realizar o seed reverso:
1. No computador onde o seed reverso será iniciado, baixe o utilitário ServerTool (Ferramenta do Servidor) de acordo com a solução de backup utilizada Backup StandAlone e Backup MOB, respectivamente:
- Backup StandAlone: https://www.n-able.com/products/backup/downloads#additional-downloads
- Backup MOB: https://documentation.n-able.com/remote-management/userguide/Content/mob_self_service.htm
2. Conecte um HD externo via USB no dispositivo desejado.
3. No HD externo, crie uma pasta para onde os dados da restauração serão baixados (Por exemplo: D:\OfflineRestore).
4. Acesse Prompt de Comando (cmd) com permissão administrativa.
5. Navegue até a pasta de instalação do ServerTool.
Exemplo: cd C:\Users\Administrator\Downloads\mxb-st-windows-x64
6. Execute o seguinte comando: ServerTool.exe seed.download -account xxx -password yyy -path zzz
Onde "xxx" é o nome da conta de backup, "yyy" é a senha da conta de backup e "zzz" é o caminho da pasta que foi criada no passo 3.
Exemplo: ServerTool.exe seed.download -account SeedTest -password 123456 -path D:\OfflineRestore
Nota importante: Por motivos de segurança, os dados baixados para o HD externo estarão criptografados. Para tornar esses dados acessíveis, vai ser necessário adiciona-lo ao dispositivo de backup que foi usado para sua criação.
7. Após a conclusão do processo acima, remova o HD externo e o conecte no computador onde os dados serão restaurados.
8. Acesse a opção “Preferências” da interface do Backup:
- Backup StandAlone:
a) Acesse o painel do Backup Manager.
b) Clique no nome do dispositivo desejado.
c) Na janela “Devices Properties”, clique no botão "Launch Backup Client".
d) Clique na aba “Preferências”.
- Backup MOB:
a) No painel norte, clique com o botão direito no dispositivo desejado.
b) Selecione a opção "Backup & Recovery".
c) Clique em "Abrir o gerenciador de backup".
d) Clique na aba “Preferências”.
9. No menu lateral, selecione "LocalSpeedVault".
10. Habilite o recurso "LocalSpeedVault" e insira no campo "Vault Location" o caminho da pasta onde os dados da restauração foram baixados (Por exemplo: D:\OfflineRestore).
11. Aguarde até que o status de sincronização do armazenamento local mudar para "Sincronizado".
12. Então, abra a aba "Restaurar" e execute o processo de restauração.
OBS: Existe também o recurso de Seed Load, veja esse artigo para conhecê-lo: https://suporte.addee.com.br/hc/pt-br/articles/4402075145751-N-able-Backup-Como-realizar-um-Seed-Load
Se após realizar todo este procedimento, se ainda estiver com alguma dúvida ou problema, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.