Descrição
No Cove Data Protection, ao fazer o backup do Estado de sistema é apresentado a seguinte mensagem de erro:
"Não há dados disponíveis para backup"
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Este erro geralmente está relacionado a falhas nos gravadores VSS, estes gravadores estão relacionados a mais de uma fonte de backup, como por exemplo: Hyper-V, System State, MS SQL etc...
Inicialmente existem alguns procedimentos que podem ser executados para identificar ou corrigir erros de vss, independente da fonte que está apresentando o erro.
O primeiro procedimento recomendado seria executar o comando: vssadmin list writers no cmd como administrador para verificar o status de todos os VSS.
O comando acima irá listar todos os gravadores VSS disponíveis no dispositivo e com isso podemos validar se o VSS correspondente a fonte está com falha. Segue a imagem abaixo como exemplo:
Os gravadores correspondente a fonte precisa estar com o status: Estável (sem erros), se qualquer VSS possuir algum erro, uma das possibilidades de correção é reiniciar o serviço referente aquele gravador VSS.
Se o gravador não estiver listado, isso pode indicar uma falha na instalação do aplicativo, por exemplo: Hyper-V, MSSQL ou falha no próprio sistema operacional em casos do Estado de sistema falhar com esse erro.
Na seção de "DICAS" desse artigo, terá uma tabela que mostra a relação do nome do gravador VSS com o nome do serviço.
Outra razão para ocorrer o erro é caso haja algum serviço que tenha a entrada de registro como um caminho de rede.
Os backups do estado de sistema são feitos apenas de serviços que tenham seus registros em caminhos locais, portanto, ocorrerá o erro se encontrar o registro em um caminho de rede (mesmo que o caminho de rede se refira a este dispositivo).
Para pesquisar esses caminhos:
- Pressione as teclas Windows + R
- Digite: msinfo32.exe e clique em OK
- Acesse o Ambiente de Software e depois Serviços
- Visualize a coluna "Caminho" e confirme se todos os caminhos são para uma unidade local.
- O caminho de rede será semelhante a: \\ComputerName\SoftwareName\Executable.exe (ao invés de C:\Program Files\SoftwareName\Executable.exe)
- Caso encontre um caminho de rede será necessário editar o registro para substituir o caminho de rede pelo caminho local (ou excluir a chave se o arquivo não existir mais).
- Pressione as teclas Windows + R
- Digite: regedit e clique em OK
- Faça backup do registro através do menu Arquivo (exportando-o para um local seguro)
- Observação: A edição incorreta do registro pode causar mais problemas no sistema, então certifique-se foi feito o backup do registro antes de fazer qualquer alteração.
- Pressione CTRL + F e procure o caminho de rede
- Uma vez encontrado, substitua-o pelo caminho local, por exemplo, D:\SoftwareName\Executable.exe, ou exclua a chave do registro completamente se o arquivo não existir mais
Após validar esses passos tente fazer um novo backup.
Dicas
Na documentação do Cove Data Protection existem alguns artigos de troubleshoting que podem ajudar a tratar casos em que o VSS não está sendo identificado pelo backup.
Segue alguns exemplos:
Quando o erro for no Estado de sistema
Abaixo esta a tabela que mostra os gravadores VSS com o nome de seus respectivos serviços, como citado acima.
Caso ainda encontre dificuldades na correção do erro, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.