Descrição
No Cove Data Protection, ao tentar efetuar um backup de um banco de dados SQL é apresentada a seguinte mensagem:
“VSS writer ‘SqlServerWriter’ is missing”
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Geralmente esse tipo de problema, relacionado a falha de VSS, é causado pelo próprio sistema operacional. Segue abaixo alguns procedimentos que podem ajudar a resolver.
1 - Reinicie o serviço do SQL Server VSS Writer, pelo Painel de Controle ou Prompt de Comando respectivamente:
- Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços.
- Selecione SQL Server VSS Writer e clique em “Restart” (parar e iniciar também funciona).
- No Prompt de Comando, execute as seguintes linhas:
net stop SQLWriter
net start SQLWriter
2 - Confira se aparece a saída SqlServerWriter na lista de “writers” executando o comando “vssadmin list writers” (sem as áspas) no Prompt de Comando.
3 - Se a saída SqlServerWriter não estiver presente, pode ser pelos motivos abaixo, os quais devem ser verificados individualmente:
3.1 - Configuração errada do Estado de sistema (System state misconfiguration):
- Remova a entrada “GUID” na seguinte chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/ SOFTWARE/ MICROSOFT/ MICROSOFT SQL SERVER/ SHAREPOINT/SQLSERVERAGENT
3.2 - O nome da base de dados do SQL contém espaços:
- Busque no seu Gerenciador de Base de Dados SQL por bases de dados que contenham espaço em seu nome. Basta renomear e remover o espaço, recomendamos a utilização do caractere “_” exemplo: DB_Exemplo ao invés de DB Exemplo.
3.3 - SQL Server VSS Writer está rodando em um usuário que não tem as permissões de acesso da base de dados:
- Adicione permissões no serviço de logon NT AUTHORITY/SYSTEM e qualquer usuário mencionado como logon de serviço
- Verifique os atributos de segurança do SQL Server para o usuário selecionado como logon de serviço para o SQL writer e adicione privilégios de “sysadmin”
4 - Se mesmo com todas essas verificações e correções o problema persistir, utilize o Visualizador de Eventos para conferir os logs com código VSS ou SQL Server Writer e veja se identifica o motivo.
Caso não consiga identificar os motivos ou tenha dúvidas, colete estes logs acima e entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br, informando o nome do dispositivo e o problema, juntamente com os arquivos de log.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.