Descrição
Ao tentar executar um JOB de backup ou restauro, ou iniciar uma nova instalação do backup aparece a seguinte mensagem:
"Database is locked. Error code: 5:5 (database is locked)"
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Este é um erro operacional que indica que a aplicação está lidando com mais de 1 processo simultaneamente.
Quando um segundo processo tenta acessar o banco de dados para realizar uma outra operação de gravação, o banco de dados bloqueia essa nova tentativa de acesso, visando impedir que outros processos consigam acessar o banco de dados de forma simultânea e realizem modificações dos dados.
Quando o banco de dados bloqueia uma tentativa de acesso, acaba resultando nesse erro do bloqueio do banco.
Essa situação pode ocorrer diante dos seguintes cenários:
- Quando um processo que está acessando o banco de dados falha e o gerenciamento do Windows, no lugar de encerrá-lo, acaba criando um novo processo simultâneo;
- Quando uma conta de backup é instalada em outro device em modo "Somente restauração", e depois é feita a troca para o modo "Padrão", sem desativar o backup do device original;
- Quando o Backup Manager e o Recovery Console estão instalados no mesmo device e configurados com a mesma conta de backup;
Diante desses cenários, é possível resolver essa situação com os seguintes procedimentos:
1. Verifique em seu ambiente, se não existem 2 devices que estão utilizando uma mesma conta do backup. Se existir, desative o serviço do backup ou faça a remoção da conta de um desses devices e tente executar o JOB de backup novamente.
2. Reinicie o serviço "Backup Service Controller", seguindo os passos abaixo:
- Pare o serviço "Backup service controller" (services.msc -> clique com o botão direito em "Backup Service Controller" -> Parar);
- Encerre todos os processos "BackupFP.exe" e "ProcessController.exe" no gerenciador de tarefas;
- Inicie o serviço "Backup service controller"(services.msc -> clique com o botão direito em "Backup Service Controller" -> Iniciar);
- Após isso, aguarde até que a próxima execução do JOB seja realizada.
3. Se esse erro estiver ocorrendo no "Recovery Console", siga esses passos:
- Abra o "Recovery Console";
- Clique com o botão direito no device que foi cadastrado;
- E selecione a opção "Unblock";
- Em seguida, tente realizar o JOB de backup novamente.
Um outro procedimento que pode ser utilizado, caso não existam processos simultâneos, seria de recriar a pasta "Storage" nesse device. Segue abaixo, o artigo com o procedimento a ser realizado:
N-able Backup - Como recriar a pasta storage
Caso os passos acima não solucionem essa mensagem, entre em contato com o suporte, já informando que verificou os passos desse artigo, pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.