Dúvida
Como faço para recuperar a conta de backup em caso de perda da chave de criptografia?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Não é possível alterar/recuperar a chave de segurança dos backups, porém existe uma alternativa para isso.
É importante entender que sem a chave de segurança, você não tem mais a conta de backup, pois não poderá mais reinstalar e fazer restaurações em máquinas diferentes, então o procedimento que vai ser passado é sobre a recuperação da conta.
Note que temos dois tipos de instalação do Cove Data Protection:
- Regular (Automatic Deployment): Esse tipo de instalação não requer a criação de uma chave de criptografia manualmente, você poderá via painel gerar automaticamente uma chave de criptografia sempre que você precisar, porém isso só pode ser feito por um usuário Security Officer.
- Legacy (Manually Install): O responsável baixa e executa o instalador, sendo solicitada a criação de uma chave de criptografia (Security Code) manualmente.
O procedimento em questão consiste em converter o modo de instalação de "Legacy (Manually Install)" para "Regular (Automatic Deployment)".
Segue os passos abaixo:
Como habilitar Automatic Deployment e obter UID
1. Faça logon no painel de backup com um usuário Security Officer.
2. No menu lateral, clique em “Customers”.
3. Selecione o cliente que contém o/os dispositivos que serão futuramente convertidos.
4. Habilite a opção Automatic Deployment (se desabilitada) e então copie o código UID, pois o mesmo será usado em breve.
Como converter modo de instalação
1. Acesse o dispositivo que será convertido. (Para funcionar o procedimento o Backup deve estar instalado ainda no dispositivo)
2. Abra o Prompt de Comando com privilégios de administrador.
3. Execute a seguinte linha de comando:
“C:\Program Files\Backup Manager\ClientTool.exe” takeover -partner-uid 92bcdff7-9a73-46f4-8xYxTa-8exXxXxXxX0b11d -config-path “c:\Program Files\Backup Manager\config.ini”
- Após o parametro -partner-uid substitua o código UID sublinhado pelo obtido na etapa anterior.
4. Pra validar a conversão siga para a próxima etapa.
Como gerar Passphrase
1. Acesse o Backup Manager com um usuário Security Officer.
2. Clique no nome do dispositivo em questão.
3. Na janela “Devices properties”, clique na aba "Settings".
4. Clique em “Generate passphrase” e então copie a chave gerada.
O botão “Generate passphrase” indica que a conversão foi realizada com sucesso. O código Passphrase substitui a Chave de Criptografia, sendo assim, os passos acima serão necessários sempre que a mesma for requisitada.
Veja também, este artigo de boas práticas no uso da Chave de Criptografia
Se após realizar todo este procedimento, se ainda estiver com alguma dúvida ou problema, entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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