Dúvida
Como faço para monitorar os gravadores de VSS no RMM?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Primeiramente é preciso saber que os gravadores de VSS (Volume Shadow Copy) são pré-requisitos para algumas das nossas soluções e por isso recomendamos que eles sejam monitorados.
Alguns exemplos de soluções que utilizam dos gravadores de VSS são o EDR (Endpoint Detection and Response) no processo de Rollback e também o Cove Data Protection ao realizar as rotinas de Backup.
É importante pontuar que nenhuma das nossas soluções fazem alterações no VSS, portanto é necessário validar se todas as configurações estão corretas, para que as nossas soluções possam utilizar o VSS dos dispositivos.
A configuração se resume a habilitar o serviço do VSS (Cópia de Sombra de Volume) e garantir que a unidade de disco do dispositivo tenha espaço o suficiente para que sejam criados os snapshots do VSS.
Também é possível alterar o espaço alocado para a criação dos snapshots do VSS, usando o comando abaixo, onde X equivale as unidades de disco e Y (com a unidade de medida a frente) ao tamanho máximo a ser alocado para criação dos snapshots.
- vssadmin add shadowstorage /for=x /on=x /maxsize=ygb
Saiba mais sobre esse comando aqui: https://learn.microsoft.com/en-us/previous-versions/windows/it-pro/windows-server-2012-r2-and-2012/cc788051(v=ws.11)
Sobre monitorar os gravadores VSS dos dispositivos, é possível utilizar o script em anexo para monitorar pelo RMM.
Para demais dúvidas entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.