Dúvida
Como faço para realizar o backup de um arquivo criptografado?
Última modificação
- 26/09/2023
Solução
Ao realizar o backup de um arquivo criptografado é necessário termos localmente no dispositivo o certificado de criptografia do mesmo, para que não ocorra erro de permissão negada ao realizar o Backup.
Quando criptografamos um arquivo no Windows, é gerado um certificado de criptografia referente a criptografia desse arquivo no caminho a seguir:
C:\Users\username\AppData\Roaming\Microsoft\SystemCertificates\My\Certificates
Caso esse certificado seja excluído ou então o arquivo criptografado seja transferido a outro dispositivo o qual não possui esse mesmo certificado localmente, o Cove Data Protection não vai conseguir realizar o backup do arquivo criptografado e então teremos erro de permissão negada.
Para verificar o nome do certificado de criptografia desse arquivo, devemos clicar com o botão direito sob o arquivo criptografado, ir até Propriedades / Avançados / Detalhes e então vamos conseguir visualizar o nome do certificado de criptografia.
Uma alternativa para realizar o backup do arquivo criptografado sem o certificado de criptografia do mesmo, é preencher o campo de "Usuário alternativo" do Backup Manager do dispositivo com o usuário que é o "criador" do arquivo/certificado de criptografia.
Saiba mais sobre essa opção de usuário alternativo por meio deste manual: https://documentation.n-able.com/covedataprotection/TROUBLESHOOTING/Content/kb/Backup-completes-with-error-Access-is-denied.htm
Uma boa prática que também recomendamos é de fazer o backup dos certificados de criptografia marcando o caminho citado anteriormente na seleção de backup do dispositivo, isso garante que caso seja feito uma recuperação do dispositivo para outro, também seja feito o restauro dos certificados de criptografia.
Para demais dúvidas entre em contato com o suporte pelo portal https://suporte.addee.com.br ou pelo e-mail suporte@addee.com.br.
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