Dúvida
Qual é o procedimento correto de instalar o agente após uma formatação do dispositivo?
Última modificação
- 09/09/2021
Solução
O RMM considera uma reinstalação do agente uma vez que você está instalando novamente o agente em um dispositivo que já existia antes no painel, e o RMM identifica isso com base na identificação/nome, informações do dispositivo como SO, Hardware, etc.
Para isso, você tem uma configuração disponível no RMM apenas para estações de trabalho Windows, em "Configurações > Configurações Gerais > Gerenciamento de Agentes" onde pode autorizar o painel a reconhecer a reinstalação do agente em estações Windows que já estavam no painel.
Se na instalação do agente o painel identificar que há algo diferente nesse dispositivo, como o nome, sistema operacional, ou alguma alteração de Hardware, ele será adicionado ao painel como um "novo dispositivo" e não como um "dispositivo reinstalado", e isso significa que vai ser gerada a cobrança sobre esse dispositivo que foi identificado como um dispositivo novo que passou a ser monitorado!
Você consegue acompanhar essa informação após a instalação do agente no relatório de auditoria disponível no RMM.
Com esses pontos esclarecidos, sugerimos algumas ações de boas práticas para a reinstalação do agente nos dispositivos, sejam eles formatados ou não.
1 - Antes de reinstalar o agente em um dispositivo, remova o dispositivo antigo do painel RMM.
2 - Instale o agente novamente no dispositivo, onde o dispositivo deve permanecer com o mesmo nome (hostname) anterior a formatação!
3 - Valide no relatório de auditoria se o dispositivo adicionado foi identificado como um "dispositivo reinstalado" ou como um "novo dispositivo".
4 - Se o dispositivo foi identificado como um "dispositivo reinstalado" e o antigo já foi removido do painel, nenhuma cobrança em duplicidade será gerada, e nenhuma ação adicional é necessária nesse caso.
5 - Se o dispositivo foi identificado como um "novo dispositivo" porém trata-se de uma "Reinstalação", basta nos entrar em contato com o atendimento ao cliente abrindo um chamado em "cliente@addee.com.br", nos avisando o nome e local do dispositivo removido e do dispositivo reinstalado, para que possamos validar as ações realizadas e se for aplicável, solicitamos o crédito desse valor para a N-able.
Dica
Em casos de formatação, sugerimos que antes de instalar o agente RMM, faça a atualização do sistema operacional, isso evita que o painel RMM identifique uma versão muito diferente do dispositivo anterior e acabe reconhecendo essa instalação como um "novo dispositivo" ao invés de "dispositivo reinstalado".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.